Em 25 de Dezembro é comemorado o Natal. Para cristão de todas as partes do mundo é a data mais importante de todo ano,pois,comemora-se o nascimento de Jesus Cristo.
Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos,sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igrejas, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, viscos e etc.
Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.
Apesar de todas as tradições, que vem sendo desde muito tempo práticadas,existem várias divergências acerca da verdadeira data do nascimento de Cristo.
A Bíblia diz que os pastores estavam nos campos cuidando das ovelhas na noite em que Jesus Cristo nasceu. O mês judaico de Kislev, correspondente aproximadamente à segunda metade de novembro e primeira metade de dezembro no calendário gregoriano era um mês frio e chuvoso. Sendo assim, não era um mês propício aos pastores ficarem nos campos passando frio e cuidando de ovelhas. Entretanto, o evangelista Lucas afirma que havia pastores vivendo ao ar livre e mantendo vigias sobre os rebanhos à noite perto do local onde Jesus nasceu.
Outra fontes mostram que nesse mesmo perído era comemorado o Solstício de Inverno,Estudiosos modernos argumentam que esse festival foi colocado sobre a data do solstício, porque foi neste dia que o Sol voltou atrás em sua partida em direção ao o sul e provou ser "invencível".Alguns escritores cristãos primitivos ligaram o renascimento do sol com o nascimento de Jesus. "Ó, quão maravilhosamente agiu Providência que naquele dia em que o sol nasceu...Cristo deveria nascer", Cipriano escreveu. João Crisóstomo também comentou sobre a conexão: "Eles chamam isso de 'aniversário do invicto'. Quem de fato é tão invencível como Nosso Senhor...?"
É impossível provar pela única fonte verídica no qual cremos que é a Bíblia,que Cristo nasceu no dia 25 de Dezembro,mas nós vemos que ante o nascimento de Cristo houve muita alegria,da parte de sua mãe Maria que quando soube que ficaria grávida mesmo sendo virgem, ela disse:"A minha alma engrandece ao SENHOR,e o meu espírito se alegra em DEUS meu Salvador." (Lucas 1 :46,47). Também da parte dos pastores houve alegria quando os anjos vieram avisar sobre o nascimento do messias (Lucas 2:20). Sem ficar de fora também os céus celebraram o nascimento de Cristo, os anjos que apareceram aos pastores no campo celebrando disseram: "Glória a Deus nas alturas,paz na terra,boa vontade para com os homens."(Lucas 2:14).
Como Cristãos também devemos se alegrar,celebrar e festejar o nascimento de Cristo,pois Ele nasceu para que não morressemos,e morreu para que nós tivessemos vida e vida com abundância (João 3:16).
Neste período de festes, celebremos únicamente a Cristo, Ele sim é digno da honra, glória e do louvor,não somente neste 25 de Dezembro, mas, todos os dia da nossa vida celebremos o nascimento de Jesus! Afinal Ele nasceu,morreu e ressuscitou. Cristo está vivo!
( Dc. Emmanuel Lima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário